quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um pouquinho sobre 1 João

Eu li e reli hoje a primeira carta de João...
Gosto da maneira que ele escreve... o jeito de referir ao publico alvo "filhinhos".
Gosto da maneira que ele divide os temas de sua carta a cada capitulo.
Tem uma mensagem profunda, e não estou querendo ser subjetiva.rs
No capitulo um ele nos remete à questão da santidade... pois o andar na Luz implica andarmos com Deus e para andarmos com Ele precisamos ser imitadores de Cristo!E Paulo também nos fala sobre isso em Ef 5:1. Outra coisa linda de observar é o fato de Deus jamais desistir de nós indiferente aos nossos erros e pecados, a maneira que Cristo se põe a nosso favor como nosso advogado, é algo apaixonante.
No capitulo dois, o mais variado em temas pra mim, afinal ele começa explicitando o porque de escrever essas palavras a fim de que estejamos preparados para os desafios vindouros, já que surgiriam falsos profetas com o intuito de desviar os fracos na fé.Alerta-nos a focar nossos objetivos em Cristo já que o mundo corrompe e nos afasta do Pai. Isso me lembra uma outra passagem bíblica sobre santidade que se encontra em I Pe 1:15-16.
O capitulo três é o capitulo do AMOR. É simplesmente profundo, lindo e perfeito observar o amor de Deus para conosco. Amor tão forte e inexplicável que de servos nos faz filhos e separados para Ele. Algo que o mundo não pode e não consegue entender. E por separados, entendo santos, íntimos, de forma que devemos buscar não pecar (transgressão da lei I Jo 3:4), embora se o fizermos podemos reconhecer e nos lançar aos braços do Pai, pois Ele é quem nos purifica e nos faz novos. Não devemos nos alegrar no pecado, e tampouco permanecer nele, pois pertencer a Deus nos leva a agir com justiça e temor, e isso nos torna diferentes do mundo e mais próximos de Deus. E esse amor do Pai por nós, também é algo a ser seguido e imitado, vivido e repassado por nós que entendemos o querer de Deus. E viver esse amor nos leva a amar nossos irmãos, amar a obra, amar a Deus sobre todas as coisas e nos afasta do mundo e das coisas que neles estão e que poderiam nos afastar do Amor do PAI. E o melhor sempre está com o PAI!
O capitulo quatro, reforça a diferença entre os verdadeiros servos de Deus e os falsos para que nos atentemos à isso e nos preparemos e não caiamos, mas permaneçamos firmes em Cristo de modo que não caiamos nas falsas profecias e falsas doutrinas e acabemos por afastar de Deus. Neste capitulo ele, João, também reforça o AMOR de Deus e sua fidelidade para conosco. DEUS é Amor em sua essência, e viver com Cristo é viver em Amor, pois este provém de Deus. Jo 3:16, já nos falava desse imenso amor. Amor tamanho capaz de entregar por amor a muitos, pecadores, seu melhor... seu filho Jesus, amor que excede nossa compreensão (Ef 3:19). E na medida que lemos o capitulo quatro, nos deliciamos desse imenso amor, capaz de nos amar apesar das nossas escolhas erradas, de nossas falhas e fraquezas, de nossas rebeldias. Um amor tão grande que nos aceita como somos e estamos, mas que tem muito mais do que podemos supor (Ef 3:20).
O capitulo cinco nos fala de fé. Hb 11.1 nos dá uma bela definição de fé. A Bíblia é repleta de histórias de fé, de homens e mulheres que pela fé fizeram diferença. A fé nos santifica em Deus (At.26.18), nos protege, pois é nosso escudo (Ef. 6:16), nos leva a alcançar milagres (são muitas as referencias para se citar...), nos faz crê no que sequer podemos ver (Hb 11.1), nos faz acreditar em Deus e nos permite alcançar a vida eterna, pois crendo em Deus e no seu Filho, temos vida (1 Jo 5:12). É essa fé que nos leva a viver a obra, a transpor barreiras e obstáculos, nos leva a falar com Deus, pois Ele nos ouve (Is 59.1), nos leva à intercessão. Interceder é uma necessidade do cristão (Tg 5:13 e 15). A intercessão muda nossa sorte (Jó 42:10). Há poder na oração de um justo (Tg 5:16) . A oração deve ser uma constante ( 1Ts 5:17).

O livro de 1 João nos leva a conhecer princípios cristão e o Amor de Deus. Leva-nos a refletir no que podemos encontrar em Deus se formos fieis à Ele. E na medida em que lemos e meditamos temos um renovo de fé, pois adquirimos conhecimento espiritual, conhecimento de Deus e somos tocados a nos aproximarmos de Deus.