domingo, 16 de outubro de 2011

Nova criatura...

Um filósofo chamado Heráclito disse uma frase que sempre me chamou atenção. Segundo ele, “um homem não pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez já não será o mesmo, uma vez que aquela água já se foi, e é outra…” . E essa sentença sempre me impactou por si só, mas quando fui estudar um pouco sobre ser nova criatura ela me veio à mente. E me perguntei porque e parei pra pensar em como somos diferentes a cada nova experiência, em como nos renovamos e mudamos a cada momento novos, a cada dia que passa, como evoluímos na vida ou não... mas o ponto é que nunca somos o mesmo pra sempre.
E pensando nisso, voltei-me para as palavras do apostolo Paulo em 2 Corintios capitulo 5 verso 17 que diz: “"E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." Sábias e belas palavras. Cristo muda, transforma quando nos entregamos à Ele.
Você pode se perguntar, qual a relação existente entre Heráclito e Paulo¿ Talvez não seja tão suscetível assim, mas essa relação está no fato de o homem não ser mais o mesmo em ambas as sentenças. Está em uma mudança. Uma mudança contínua. Eu não sei como você vê o fato de ser nova criatura, nem como você tem vivido essa nova criatura, ou o que você entende por nova criatura. Mas sei que essa mudança é e deve ser real.
Banhar-se no Rio de Deus produz essa mudança... Banhar-se no Rio de Deus traz purificação... Banhar-se no Rio de Deus nos leva a novos hábitos de vida... Banhar-se no Rio de Deus produz novos relacionamentos Banhar-se no Rio de Deus produz uma mudança de caráter.
Ser nova criatura é mais que simplesmente declarações, são ações. Não sou nova criatura por que digo que sou uma, mas porque busco deixar as coisas velhas pra trás e seguir adiante como imitador de Cristo, olhando para Ele que é o autor e consumador da nossa fé.
Ser nova criatura é repensar velhas atitudes, reter o bem e apartar do mal... é mudar o modo de ver e de viver a vida... é olhar para o mundo e querer ser a diferença que ele precisa... é querer demonstrar amor indiferente a quem, simplesmente porque Deus nos ensinou a amar uns aos outros... é estabelecer relacionamentos que produzam frutos pra Deus e que esses frutos permaneça e frutifiquem mais ainda...é viver para Deus.
Ser nova criatura não é simplesmente aceitar a Cristo e declará-lo Senhor da sua vida. É permitir que Ele incuta em você sonhos grandes e provenientes dEle... É admitir nossas fraquezas... que somos pecadores e completamente dependentes de Deus...
Ser nova criatura é uma mudança constante... é reconhecer a todo instante nossa necessidade de ser moldado por Deus e para Deus. É querer brilhar para que o mundo reconheça Deus por meio de nossas vidas. É buscar a presença de Deus em nós a cada dia para que nossa vida seja testemunho real. Que vivamos o evangelho de Cristo...

Lily Soares