quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Intimidade com Deus...

Em Gênesis capitulo 6, versículos 8-9, encontramos uma declaração profunda a respeito de um homem chamado Noé. Em sua época, para muitos, Noé foi tido como louco... Afinal, quem constrói uma arca onde não há fluxo navegável? Apenas alguém íntimo demais de Deus, capaz de entender os Seus planos. O que me chama atenção nesses dois versículos é uma única frase: “Noé ANDAVA com Deus”. E é ai que está a chave.
Noé andava com Deus. E para isso, é necessário intimidade. Você já parou para pensar no sentido de ANDAR nesse versículo? E já parou para refletir com QUEM ele andava? Lendo esses dois versículos eu parei para pensar nisso... Você não anda, caminha com quem você é um total estranho, anda? Então busquei entender como Noé conseguiu isso e vi que ele era íntimo de Deus. Mas o que vem a ser “intimidade” ? Intimidade significa familiaridade, amizade. Com isso, maravilhei-me mais ainda, pois Noé era amigo de DEUS!
Mas ele não foi e nem deve ser o único a ter essa relação com DEUS. E me deparei com algo lindo e profundo, Deus quer que sejamos íntimos dEle. Podemos afirmar isso pelos inúmeros exemplos bíblicos de homens, jovens e até crianças que foram intimas à Ele. Mas é bem mais intenso quando descobrimos que Ele, por meio de Cristo, nos disse isso. Em Lucas 12:4 , o Mestre nos chama amigos. Mas a passagem de João 15:15 é digna de nota. Ela diz assim “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” É simplesmente lindo perceber que Cristo nos quer como amigos, nos vê como amigos e nos trata como tal, fazendo-nos conhecer o que Ele do Pai ouve.
Mas essa intimidade com o Pai requer algo de nós que vem sendo requerida desde o princípio da humanidade... OBEDIÊNCIA. Como assim, ser íntimo está associado a ser obediente? Sim. A Bíblia nos diz sobre isso em João 15:14 “Vós sois meus amigos se fizerdes o que EU vos mando.”. Obedecer a Deus faz parte do processo que nos aproxima dEle, que nos faz “amigos” dEle. Portanto, a intimidade nos leva a estar sob a autoridade divina. E, estando sob seu comando, obedecer é a chave. “Mais importa obedecer a Deus que aos homens”. Se pararmos para observar quantos reinos foram prósperos porque seus reis obedeceram a Deus, quantos milagres foram feitos por homem que foram íntimos de Deus e estavam sob sua autoridade.
Já reparou quantas pessoas usam a idade como justificativa para não servir a Deus, ou para justificar seus atos e escolhas erradas? Mas idade nunca foi e jamais será empecilho para se tornar íntimo de Deus. Não há idade certa ou adequada quando se trata de “andar com Deus” e ser íntimo dEle. Intimidade também se diz de fazer o que é reto aos olhos do Senhor.
- Noé tinha mais de 500 anos quando construiu a arca às ordens de Deus;
- Enoque foi tão íntimo de Deus durante sua vida que “Deus para Si o tomou”;
- Davi foi ungido rei ainda moço (1Sm 16:11-13). E, embora tenha cometido muitos erros, sabia reconhecê-los e humilhar-se diante de DEUS. Porquanto, foi chamado “Homem segundo o coração de Deus”.
- O rei Ezequias iniciou seu reinado aos 25 anos e por fazer o que era reto aos olhos do Senhor, foi-lhe concedido mais 15 anos quando pediu ao Senhor.
- O rei Josias iniciou seu reinado aos 8 anos e fez o que era reto ao Senhor, portanto, Deus o abençoou.
Quando temos intimidade com Deus algo novo sempre nos acontece, pois estamos sob suas mãos e em sua dependência. E, assim Ele nos mantém protegidos, pois como nos diz o salmista no numero 116 verso 6a “O Senhor vela pelos simples”. Você já ouviu falar de Jabes? Ele faz uma oração linda pedindo a Deus por livramento e proteção e sabe qual foi a resposta de Deus? “E Deus lhe concedeu tudo quanto havia pedido” . Esse nosso AMIGO, nos faz prósperos. Lembra de Jó? Ele era justo e fiel a Deus. Você pode se questionar, ele era fiel e olha só pelo que passou. Lembre-se somos provados para sermos aprovados. E, por sua fidelidade a Deus, foi-lhe restituído em dobro tudo que havia perdido.
Ser íntimo é ser próximo... é caminhar junto... andar lado a lado... é viver com Ele e jamais nos esquecermos que “Porque dEle, e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.” Rm 11:36.