sábado, 22 de outubro de 2011

A salvação - Part I

A salvação.

O que vem a ser salvação? Por que precisamos ser salvos? E como ser salvos? O que vem depois de ser salvo? Creio ser essa algumas perguntas constantes sobre salvação. E, a partir dessas, pretendo falar um pouco sobre esse tema tão importante e que nos aproxima mais e mais de Deus.

A salvação é o meio pelo qual o ser humano se torna livre de culpa, sofrimento, prisão, perigo, pecado e se torna mais próximo de Deus. Mas a salvação pode estar relacionada com o físico ou com o espiritual, aqui, no caso, a focaremos no âmbito espiritual. A salvação nesse sentido está intimamente ligada a graça que vem de Deus, é um favor imerecido. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

Por que precisamos ser salvos? Desde o princípio o homem vem se distanciando de Deus. No Éden, abdicaram-se da voz de Deus e deram ouvidos a voz de satanás, desobedecendo à Deus e tornando, não só a eles, mas, todas as gerações futuras pecadores. Mas, Deus, pelo seu infinito amor, desde já nos prometera salvação. (Gn 3)
Desde então, vimos alianças e mais alianças de Deus com o povo de Israel, que reconciliava e tornava a se afastar de Deus. O Homem perdeu seu acesso direto a Deus. E o pecado proliferou-se e ainda prolifera. Não digo que não podemos pecar, pois a própria Bíblia nos diz que “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” IJo 1.8

Somos sim pecadores! Mas a parte mais bela é saber que Deus não desistiu de mim, nem de você. E fez algo que ninguém jamais ousaria fazer em favor de desconhecidos. Antes mesmo de existirmos ELE já nos amava e se importava conosco e, portanto, nos deu a maior prova de amor que se pode dar: Ele entregou seu único filho por remissão de nossos pecados, para que pudéssemos ter acesso direto à Ele novamente. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16. A salvação é algo sublime e vem de DEUS, é um DOM de DEUS, como dito pelo ap. Paulo em Efésios 2:8-9.

A salvação vem de Deus, pois Ele quem nos enviou o filho. Ele é a nossa salvação e a sua graça nos basta. O SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Sf 3:17/ Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. I Tm 4:10.

A salvação é por meio de Cristo, pois Ele é o filho que abdicou-se de seu trono celestial, tomou forma de homem e habitou entre nós. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Fp 2:6-8
Seu amor por nós foi tão grande que Ele não se importou em deixar tudo para trás e se oferecer como oferta de purificação e redenção de nossos pecados, mesmo sabendo que continuaríamos a pecar.

Um comentário:

  1. parabéns! o texto em questão falou tudo e mais um pouco bem simples, bem conciso e bem direto! vc é uma garota especial e sabe bem entender as coisas de Deus.

    ResponderExcluir