quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A medida de Deus




Há muito tempo atrás, eu estava ouvindo uma pregação e o pregador usou a frase “A medida de Deus é diferente da nossa”. Eu fiquei pensando nessa frase por varias vezes tentando entender e expandir associando-a a contextos bíblicos que justificassem tal afirmação e me deparei hoje com a história de José. Vou citar três versículos do capitulo 37 de Gênesis para melhor ligar José à afirmativa.

Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração. Gênesis 37:11
Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram. Gênesis 37:27
E os midianitas venderam-no no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda. Gênesis 37:36

José a princípio era conhecido como “o sonhador”. Era um garoto, muito próximo ao pai, e Deus lhe revelava por meio de sonhos, ele narrava os sonhos, mas não sabia o significado deles. Não era a medida de José...já começava a se revelar a medida de Deus.
A Bíblia não relata que José ambicionou altos cargos ou grandes postos, mas relata que José nunca perdeu sua comunhão com Deus. Não vemos José enfrentando seus irmãos ou impondo-se para se parecer melhor ou maior. Mas isso não o impediu.
José, o sonhador, era invejado e odiado pelos seus irmãos. Intentaram tira-lhe a vida, mas para não terem em suas mãos o sangue de seu irmão, venderam-no aos ismaelitas. Que “sorte” a desse jovem, não? Não obstante ser vendido uma vez, ao chegar no Egito, foi ele novamente vendido como escravo à Potifar, oficial da Guarda do Faraó. E ai, vemos uma passagem intrigante na vida do nosso personagem em Gn 39:2ª “E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero;”.
José não estava em sua casa, não estava com sua família e tampouco em sua terra, mas o Senhor estava com ele e isso faz diferença. Com isso pode-se pensar, enfim, as coisas mudaram para ele. Engana-se. Estando ele na casa de seu senhor, este colocou tudo que tinha nas mãos dele para que ele cuidasse, mas a mulher de seu senhor desejou-o e buscou ter com ele uma maior aproximação. Mas, José, firmado em Deus não aceitou isso, recusando-a. E mais uma vez, nosso Jovem se encontra em uma posição complicada e acaba encarcerado.
Na prisão, mais uma vez José se destaca e torna-se o responsável pelos encarcerados e o Senhor era com ele (vv. 21 e vv. 23). E na prisão, o Senhor se manifestou por meio de José. Dois serviçais do Faraó foram encarcerados junto de José. Estes tiveram sonhos que não entendiam e o Senhor os revelou a José que os interpretou (Gn 40). Passados dois anos, sonha o Faraó dois sonhos. Chama todos magos e interpretes do reino para uma explicação destes, mas nada, nenhuma interpretação. Mas um dos serviçais do Faraó, cujo sonho fora interpretado por José, lembrou-se dele e o fez conhecido perante a Faraó que o mandou chamar. José, revestido da sabedoria divina, interpreta os sonhos de Faraó.
De sonhador, José se transforma em um interprete de Sonhos. De sonhador à governador do Egito (Gn 41:39-43)
Deus é o Todo-Poderoso. Criador dos céus e terra. Podia simplesmente ter posto José no cargo de Governador do Egito, não? Já pensou nisso? Creio ser este um pensamento comum a muitos... Agora volto à afirmativa do inicio “A medida de Deus é diferente da nossa”. Os meios pelos quais Deus trabalha, não são os nossos. Às vezes, nos julgamos prontos para o que queremos, mas Deus tem um posto muito mais alto para nos colocar. Às vezes, perdemos isso por simplificarmos os nossos sonhos limitando-nos à nossa própria medida, o caminho mais simples, o menos doloroso, o mais fácil. Deus tem sempre algo maior e melhor para nós, mas o processo nem sempre é simples ou fácil. Ele sabe o quanto necessitamos ser refinados para alcançarmos o que Ele tem sonhado para nós.
José não viveu em torno de suas ambições ou sonhos próprios, ele sonhou o sonho de Deus e não se afastou dele. E o Senhor estava sempre com ele. Não importou qual a situação de José, se no alto ou no baixo, a Bíblia diz que o Senhor era com ele. O Senhor tinha um sonho para José e este permitiu que Deus realizasse nele a grande obra.
E você, vai viver suas medidas ou viver as medidas de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário